A Tecnatom possui mais de 60 anos de experiência no desenvolvimento de soluções em treinamento, simulação, inspeção por ensaios não destrutivos, engenharia de suporte à operação e fornecimento de componentes e equipamentos para centrais geradoras de energia elétrica.
Fundada em 1957, no início do programa nuclear espanhol, a Tecnatom surgiu suprindo a demanda do setor por treinamento de operadores (incluindo a utilização de simuladores) e inspeções de equipamentos e componentes. As soluções desenvolvidas pela Tecnatom no setor nuclear foram aos poucos sendo incorporadas em outros segmentos. Hoje a Tecnatom está fortemente presente em outros setores como na geração térmica e renovável, na indústria petroquímica e na aeronáutica. Nas áreas de O&G e minério, a experiência adquirida no manuseio e gestão de materiais radioativos levou a Tecnatom a se especializar também em serviços de Proteção Radiológica e Dosimetria, além de oferecer um serviço completo para gestão, tratamento e destinação final de NORM (Naturally Occcurring Radiative Material).
Nos últimos anos, com o avanço das tecnologias e as novas demandas da indústria, a Tecnatom adaptou suas soluções para o mundo digital incorporando os atributos da Indústria 4.0 como mobilidade, análise de dados, realidade aumentada e inteligência artificial aos seus serviços de suporte à operação. Desta empreitada surgiu a suíte TecOS, que aproveita os dados de operação, condições de equipamentos e resultados de testes e inspeções colhidos pela Tecnatom ao longo dos anos para apoiar decisões operacionais em ativos de energia.
A Tecnatom se adaptou às novas formas de geração de energia e hoje oferece um portfólio completo de serviços para o setor eólico e solar, que vai desde a inspeção de pás eólicas ao design de arquitetura de gestão de ativos para uma empresa geradora.
Presente no Brasil desde os anos 90 e com uma filial permanente desde 2013, a Tecnatom possui subsidiárias em 7 países tendo seus métodos e serviços validados por diferentes clientes e autoridades regulatórias internacionais.